Com a previsão de que todos os passaportes brasileiros até 2016 estejam com chip, o Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos – SP liberou, desde 25/09/14, em fase de teste, a utilização de equipamentos que permitem que o passageiro opere sozinho sua entrada e saída do Brasil em suas viagens internacionais.

 

e-gate para aeroportos

A DASCO Assessora a Importação dos Equipamentos 

Estes equipamentos, chamados de Portões Eletrônicos ou e-gates, foram importados pela GRU Airport concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos com a assessoria da DASCO para liberação dos equipamentos.

São 16 equipamentos pertencentes à maior e mais moderna Delegacia da Polícia Federal Brasileira, sendo nove no Terminal 3 e sete no Terminal 2.

 

Como funciona a Fila Expressa? 

O e-gate funciona em duas etapas. Primeiro uma espécie de scanner lê o passaporte e depois de checar seus dados libera ou não a entrada do passageiro, caso o acesso seja negado a Polícia Federal verifica a ocorrência.

Liberado passa para a segunda etapa, a leitura de seu rosto é comparada com a foto do passaporte, caso não seja liberado um agente da Polícia Federal será alertado.

Veja os detalhes do funcionamento no vídeo da TV Globo na reportagem do G1 em 25/09/14.

 

Quem pode utilizar a Fila Expressa?

Somente os brasileiros maiores de idade e portadores de passaporte com chip podem utilizar a Fila Expressa para entrada no pais pelo Aeroporto de Guarulhos.

Esta opção é muito mais rápida do que as tradicionais cabines da delegacia da Policia Federal, que ainda devem ser utilizadas pelos menores de idade, por medida de segurança, já que necessitam de autorização assinada pelos responsáveis ou poder judiciário para  saírem ou ingressarem no país.

 

Esta funcionalidade permitirá a liberação entre 15 e 30 segundos, economizando tempo, tanto dos passageiros como dos agentes da Polícia Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>